TERAPIA PRÂNICA

Mestre Choa Kok Sui, é filipino de descendência chinesa e tornou-se iogue ainda na adolescência. Uma busca incansável pela verdade espiritual além da realidade aceita, contrabalançada por sua formação em engenharia química, levou milhares de pessoas a vivenciarem os benefícios da cura prânica, do yoga arhático, da clarividência e outros ensinamentos e práticas esotéricas.

A Cura Prânica é feita com as mãos. É uma técnica rápida e poderosa que atua basicamente sem se tocar a pessoa, através da remoção do prana ou ki (energia vital) onde houver excesso, e de energização onde houver falta. Isto por si só, equilibra o corpo e cura, impede ou retarda o desenvolvimento das doenças físicas ou psicológicas. Mais de 30 países conhecem e se beneficiam da Cura Prânica por meio de terapeutas prânicos que receberam do Mestre Choa Kok Sui orientações e instruções para que esta rede cresça de forma ordenada e a formação de terapeutas seja um processo homogêneo e uniforme em todo o mundo. Mestre Choa Kok Sui, partiu para o mundo espiritual em 2007 com 52 anos.(Livro – Ciência da Cura Prânica – Mestre Choa kok Sui)

A Cura Prânica é uma forma de tratamento de origem ancestral, que utiliza as mãos para curar. Da mesma forma que a Acupuntura, Do In, Shiatsu e outras, ela basicamente atua tirando energia de onde há excesso (congestão), e colocando-a onde está em falta (exaustão); é feita, no entanto, sem que a pessoa seja tocada (a energia vital do paciente é trabalhada através do chamado corpo etérico, duplo etérico, ou corpo bioplasmático). Ao congestionarmos e fortalecermos o corpo etérico, descongestionamos e fortalecemos também o corpo físico.

Hipócrates, o pai da medicina moderna já considerava a existência do corpo energético. Sobre esse corpo é que se dirigia a atenção principal dos seguidores de sua escola, buscando a correção de problemas físicos e distúrbios emocionais através da reorganização da energia etérica ou vital. Essa energia é reconhecida e citada em todos os tempos, recebendo as mais variadas denominações, tais como “Manah” pelos havaianos, “pneuma” pelos gregos, “ki”pelos japoneses, “chi” pelos chineses, ou “prana” pelos hindus.

A Cura Prânica pode ser usada com mais eficiência no desenvolvimento do auto-conhecimento e realizar-se através da generosidade e compreensão do outro, mostrando maneiras de ajuda mútua, especialmente no que diz respeito à saúde, mas abrangendo indiretamente todos os aspectos da nossa existência, porque tudo no fim das contas, é energia.

A Energia Prânica pode ser usada a partir do conhecimento dos seus efeitos sobre o organismo humano, de maneira científica. (Silvio Camargo – fisioterapeuta formado pela USP, em 1992 trouxe pela primeira vez Choa Kok Sui ao Brasil, realiza palestras e workshops no Brasil e outros países da América Latina).

A Cura Prânica é uma ciência, onde podemos ter uma metodologia precisa; é também uma arte, onde cada terapeuta coloca seu coração, seu amor e consegue, de forma maravilhosa, resultados deslumbrantes. (Yara Fleury van der Molen)

O estresse e as emoções negativas armazenadas criam bloqueios no sistema energético do corpo. Quando a energia de cura do corpo fica bloqueada, a doença ocorre. Se houver bloqueios no campo de energia, são removidos; se houver esgotamento de energia, ela é reposta através da Cura Prânica. Trabalha-se continuamente com a pessoa como um todo – não apenas com um sistema de órgãos individual para facilitar a autocura.

“Uma pessoa inteligente não tem a mente fechada. Ela não age como o avestruz, enterrando a cabeça na terra para fugir a novas idéias e a um aperfeiçoamento maior. Uma pessoa inteligente não é crédula. Ela não aceita as idéias cegamente. Uma pessoa inteligente estuda e assimila as idéias totalmente para, então, avaliá-las à luz da razão; ela testa essas novas idéias através da experimentação e de sua própria experiência. Uma pessoa inteligente estuda essas idéias com uma mente clara e objetiva.”(Choa Kok Sui)

A Cura Prânica se baseia na estrutura global do corpo humano. O corpo físico do homem é composto de 2 partes: o corpo físico visível e o corpo de energia invisível, chamado de corpo bioplasmático.O corpo físico visível é a parte do corpo humano que vemos, tocamos e com o qual estamos familiarizados. O corpo bioplasmático (corpo etérico,duplo etérico ou corpo de energia) é o corpo de energia luminosa invisível que interpenetra o corpo físico visível e se estende para além dele cerca de 10 à 13 centímetros.

Há 3 fontes principais de prana: prana solar, prana do ar e prana do solo. Pessoas com excesso de prana tendem a fazer com que aqueles que as rodeiam se sintam melhor e mais vitalizados. Pessoas esgotadas, porém, tendem a absorver inconscientemente o prana de outras. Quando as condições climáticas são ruins, muita gente adoece, não apenas devido às mudanças de temperatura, mas também pela diminuição do prana solar e do prana do ar.

A Cura Prânica se fundamenta em 2 leis: a lei da auto-recuperação e a lei do prana ou lei da energia vital:

1. LEI DA AUTO-RECUPERAÇÃO – em geral, o corpo é capaz de curar a si mesmo segundo um certo ritmo.
2. LEI DA ENERGIA VITAL – para viver, o corpo precisa de prana ou energia de vida. O processo de cura fica acelerado quando se aumenta a energia vital nas partes afetadas e em todo o corpo.
Na cura prânica, a energia vital age como catalisador para acelerar a velocidade das reações bioquímicas envolvidas no processo de cura natural do corpo. Quando se aplica energia prânica à parte afetada do corpo, o ritmo de recuperação ou da cura aumenta visivelmente.
A cura nada mais é do que um aumento do ritmo de auto-recuperação do corpo, baseando-se em leis naturais que a maioria das pessoas desconhece.
Embora a ciência não tenha condições de detectar e medir a energia vital, isso não significa que o prana não exista ou que não afete a saúde e o bem-estar do corpo. Antigamente, as pessoas não sabiam da existência da eletricidade, nem conheciam suas propriedades e usos práticos, o que não significa que a eletricidade não existisse.
A nossa ignorância não altera a realidade, mas tão somente a nossa percepção da realidade, transformando-a numa percepção e concepção errôneas, tanto do que é como do que não é, tanto do que pode como do que não pode ser feito.

O QUE A CURA PRÂNICA PODE FAZER?

• Atua: na febre, dores de cabeça, cólicas causadas por gases, dor de dentes, dores musculares, tosses, resfriados, diarréia, problemas hepáticos, renais, cardíacos, dentre outros.
Enfim, aumenta o ritmo da cura em três ou mais vezes, comparando com o ritmo normal de cura.

“Tempo virá em que a ciência fará avanços extraordinários, não devido a instrumentos melhores para a descoberta e a medição das coisas, mas porque algumas pessoas terão sob seu comando grandes poderes espirituais, raramente utilizados no presente. Em poucos séculos, a arte da cura espiritual estará amplamente desenvolvida e será universalmente empregada”(Gustaf Stromberg, Astrônomo em Mount Wilson, Man, Mind, and the Universe)

O corpo de energia interpenetra o corpo físico visível e se estende de dez a treze centímetros além dele. Esse campo de energia luminosa invisível, que segue os contornos do corpo físico visível, é chamado de AURA INTERNA. Quando o corpo de energia adoece, a doença pode ser causada em parte por falta (depleção) ou excesso (congestão) de energia. Na depleção e congestão prânicas, os finos meridianos adjacentes ou canais bioplasmáticos estão parcial ou quase completamente bloqueados, a energia vital não flui livremente pela área afetada.

Da superfície do corpo físico, e perpendicularmente a ele, projetam-se raios bioplasmáticos, denominados raios da saúde, que interpenetram a aura interna. A soma desses raios constitui a AURA DA SAÚDE, que segue os contornos do corpo físico visível e funciona como um campo de força protetor que defende todo o corpo dos germes e da energia doente como toxinas, resíduos e germes, sendo expelidos pelos raios de saúde principalmente através dos poros. Se uma pessoa enfraquece, os raios curvam-se e ficam parcialmente emaranhados. Então todo o organismo fica suscetível à infecção. A cura é facilitada pelo fortalecimento e desembaraçamento desses raios.

Estendendo-se além da AURA DA SAÚDE, há um outro campo de energia luminosa chamado de AURA EXTERNA. Essa aura interpenetra a aura da saúde e a aura interna e geralmente se projeta em torno de um metro além do corpo físico visível. Em geral, ela é multicolorida e tem forma semelhante à um ovo invertido. Suas cores são influenciadas pelos estados físicos, emocional e mental da pessoa.A aura externa é um campo de força que detém ou impede o vazamento da energia prânica. Ela atua como um invólucro para as energias sutis.

O corpo de energia e o corpo físico afetam um ao outro. Ao se curar o corpo de energia, cura-se no processo, o corpo físico. Esta é a chamada Lei da Correspondênciabr. Para perceber a aura e fazer a cura prânica, não é preciso ser clarividente. Os não-clarividentes, através de treino e prática podem explorar ou sentir a aura interna da parte afetada, e o tratamento se dá através de técnicas de exploração, desembaraçamento/fortalecimento dos raios da saúde,remoção da energia doente e energização/aplicação de prana saudável.

OS CHAKRAS OU CENTRO DE ENERGIA

Os chakras, centros ou vórtices de energia são partes muito importantes do corpo de energia. Assim como o corpo físico tem órgãos vitais e órgãos de importância menor, o corpo de energia tem chakras grandes (maiores ou principais), pequenos (menores ou secundários) e minúsculos (mini).
Os chakras principais são vórtices de energia com cerca de 7,5 a 10 cm de diâmetro. Eles controlam e energizam os órgãos principais e vitais do corpo físico. Eles são como usinas geradoras que fornecem energia vital a esses órgãos. Quando a usina geradora funciona mal, esses órgãos adoecem, porque não têm suficiente energia para operar adequadamente.
Os chakras menores têm cerca de 2,5 a 5 cm de diâmetro e os minichakras, um diâmetro menor que 2,5 cm. Os chakras menores e os minichakras controlam e energizam partes menos importantes do corpo físico visível. Os chakras interpenetram e se estendem para além do corpo físico.

 

Os chakras exercem váriafunções importantess :

1. Eles absorvem, digerem e distribuem o prana às diferentes regiões do organismo.
2. Eles controlam, energizam e são responsáveis pelo funcionamento adequado de todo o corpo físico e de suas diferentes partes e órgãos. As glândulas endócrinas são controladas e energizadas por alguns dos chakras principais. Essas glândulas podem ser estimuladas ou inibidas pelo controle ou manipulação desses chakras. Muitas enfermidades são em parte causadas pelo mau funcionamento dos chakras.
3. Alguns chakras são pontos ou centros de faculdades psíquicas. A ativação de certos chakras pode resultar no desenvolvimento de certas faculdades psíquicas. Por exemplo, os chakras de ativação mais fácil e segura são os chakras das mãos. Eles estão localizados no centro da palma das mãos e sua ativação permite o desenvolvimento da capacidade de sentir energias sutis e também de sentir as auras interna, externa e da saúde. Essa ativação pode ser realizada de maneira simples através da concentração regularmente feita sobre eles, essa ativação chama-se sensibilização das mãos.
Na Terapia Prânica, trabalha-se com 11 chakras principais:chakra da base, sexual, meng mein, umbigo, baço, plexo solar, coração, garganta, ajna, testa e da coroa.

DESCOBERTAS MODERNAS

1. Em 1939, Semyon Davidovich Kirlian e sua mulher desenvolveram a fotografia Kirlian baseada num campo elétrico de alta freqüência utilizado para fotografar partes do corpo invisível de energia ou corpo bioplasmático.

2. Com base nos estudos dos Kirlian, observou-se que a doença manifesta-se inicialmente no corpo bioplasmático e só depois aparece no corpo físico visível.

3. Na respeitadíssima Universidade Estadual de Kirov, em Alma-Ata, grupo de biólogos, bioquímicos e biofísicos declarou que o corpo bioplasmático não é apenas uma espécie de constelação aparentemente plasmática de elétrons, prótons e possivelmente outras partículas, todos ionizados e estimulados, mas também é um organismo unificado em si mesmo que atua como uma unidade que emite seus próprios campos eletromagnéticos.

4. As emoções, os estados de mente e o pensamento afetam o corpo bioplasmático. 5. Se uma pessoa perde um dedo ou um braço, ela ainda conserva esses membros no corpo bioplasmático, e por isso pode às vezes ter a sensação de que ainda estão no corpo físico.

Av. Barão do Rio Branco, 264, Jd. Esplanada São José dos Campos - SP

© 2020 · INSTITUTO SOUTO RIGOTTI®. Todos os direitos reservados.