CIÊNCIA, SAÚDE e ESPIRITUALIDADE da MULHER - COMUNICAÇÃO

Todos trazemos em nossas memórias as diferentes formas de comunicação - oral, verbal, escrita, a emocional, a corportal e tantas outras que você queira denominar.

A comunicação é inerente a todos os animais, e à nós, homens e mulheres, a capacidade de se comunicar é algo mágico e maravilhoso pelas inúmeras possibilidades desponíveis no universo.

Qual o tom da sua voz? Qual a frequência vibratória? Qual a melodia que sua voz traz?

O medo de falar em público é considerado um dos maiores medos da humanidade. O grande desafio é dominarmos esse nosso grande inimigo interno e se permitir o elogio... ou a crítica!

Quantas crianças, jovens e adultos que sofrem com a exposição ao público! Quantos traumas são gerados na infância, nos ambientes escolares! O medo se manifesta através de reações fisiológicas no nosso corpo através de taquicardia, sudorese, dores abdominais, rubores faciais. O medo paralisa, faz com que venha aquele branco, e as palavras simplesmente somem!

Junto ao medo de falar em público, vem também o medo de não ser aceito, o medo da crítica e o pior, o medo de ser rejeitado!

Refletindo e regredindo no tempo, buscando memórias antigas... quantas vezes na vida você disse "não" à infinitos convites que teve? E o flerte, o namoro? Quantos "nãos", quanta seleção! Rejeitou, foi rejeitado ou rejeitada! Nada de errado!

Falar em público é pensar e se manifestar de modo estruturado, objetivo e claro, com a certeza de que você pode não agradar a todos, mas pode agradar a si mesmo, e a muitos.

Qual a imagem que tem de você? Você se aceita? Você se curte? Tem um português adequado? Faz pausa para respirar certo? Se sim, que bom... grande parte das barreiras do processo de comunicação conseguem ser quebradas facilmente!

E o quê comunicar? Como? Onde? Falar para qual público? Quais os recursos?

Você pode se tornar um excelente comunicador, e também passar naquela banca examinadora facilmente. Tudo é preparado, planejado... planejamento, preparo, treino, simulação e ação!

As técnicas existem para dar respaldo e segurança. A tecnologia é sua grande aliada e a sua consciência sobre o seu espaço e o seu eu, garantem a qualidade da sua comunicação!

Ouse, busque ajuda, perca o medo de falar em público, destrave, e seja muito... muito feliz. A escolha é apenas sua, a sua saúde emocional agradece!

(Cristina Souto Rigotti)